Marcelo Rebelo de Sousa

Testemunhos
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República

AFID comemora os 30 anos e a presente edição constitui um exemplar testemunho do seu contributo solidário e da sua perseverança associativa. A isto se soma o facto de eloquentes depoimentos sublinharem o mérito dos seus propósitos e a constância da sua obra.
Está, pois, de parabéns!
Nestes tempos de tanto egoísmo e de tanta provação, a certeza da existência e da pertinácia da AFID é uma garantia de justiça, de fraternidade, de afectos comunitários.
Quando falo do papel da AFID não falo por ter ouvido ou ter lido acerca do que é e do que tem feito. Não!
Pude ver com os meus olhos e agradecer com o meu coração o que deu a um amigo muito próximo, irmão me chama ele e eu, reconhecido, tento retribuir, de seu nome Joaquim Marques de Oliveira.
Esqueçamos, agora, por um momento, que é um Professor de Direito da Universidade Agostinho Neto, que é colega nas lides do Direito Público ou aparentado, que acompanhei a sua carreira, muito de perto, como orientador de teses de mestrado e de doutoramento, ambas discutidas na minha Escola. Esqueçamos mesmo a pessoa que é, corajosa no infortúnio, combatente na adversidade, resistente na luta pela vida.
Recordemos, apenas – e é o essencial – que, tendo de enfrentar gravíssimos e inabilitantes problemas de saúde, só pôde vencer sucessivas batalhas físicas e psicológicas porque a AFID esteve sempre a seu lado. Sobretudo nos piores instantes!
A AFID nunca o deixou desanimar, esmorecer, resignar. E, isso, eu pude ver com os meus olhos.
Pude, portanto, ficar infinitamente grato à AFID. E esta gratidão vale mais do que mil promessas, mil proclamações, mil planos de atividades.
Numa palavra, aqui estou, mais um, a celebrar os 30 anos. A acompanhar todos aqueles que ajudaram a AFID a nascer, crescer e sobreviver em anos de crise. Mas estou, acima de tudo, para dizer, a pensar num amigo que foi exemplo vivo da dedicação da AFID, uma palavra muito simples, muito banalizada, muito esvaziada do seu conteúdo, e, no entanto, tão cheia de verdade neste ensejo:
Obrigado!

[ 30 Abr 2019 ]
2024 © AFID

Esta página usa cookies  |  Termos Legais  |  Fundação AFID