Rosa Araújo

Testemunhos
Rosa Araujo

Voluntária da Cruz Vermelha e da Associação Coração Amarelo
Ligação à AFID: sócia fundadora da AFID e ex-Presidente da Assoc. AFID

Um dia cruzou-se com a AFID. “Era um movimento embrionário, ainda quase nada. Meia dúzia de pais. Alguns tinham filhos com deficiência. Felizmente não era o meu caso, mas sempre fui muito sensível a esse problema. Talvez porque tive um tio assim”.
As reuniões informais desse grupinho foram evoluindo para algo mais sério. “Tínhamos entre nós pessoas com formação na área social, da saúde e da deficiência”. Só faltava fazer qualquer coisa com isso. “Primeiro espalhámos a notícia através dos nossos conhecimentos e fizemos chegá-la a pais que tinham filhos com problemas”. Começaram a produzir e a distribuir informação, criaram uma revista, enfim, a associação nasceu. Foi ela que precedeu Domingos Rosa à frente da AFID.
Tantos anos depois de ter deixado a instituição para se dedicar a outros projetos, diz que se orgulha de lá ter estado em momentos decisivos e do percurso que, entretanto, foi feito: “Eles têm sabido demonstrar que os diferentes são iguais e atrair para esta discussão pública pessoas diversas, alargando o seu círculo de influência. Um trabalho muito meritório, porque o que acontece com frequência é que as instituições deste tipo só atraem as mesmas pessoas. Olhamos à volta e vemos as mesmas caras. É muito importante conseguir romper com isso e a AFID, com a sua criatividade, fá-lo muito bem”.

[ 01 Mai 2019 ]
2024 © AFID

Esta página usa cookies  |  Termos Legais  |  Fundação AFID