Projeto “Capacitar para Incluir” – Uma Nova Abordagem para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
Atualmente, são escassas as iniciativas para a capacitação e formação dos serviços públicos e privados, seja no recrutamento, seja no processo de integração e apoio às funções definidas com o indivíduo. As empresas não se sentem preparadas para incluir uma pessoa com deficiência no mercado de trabalho, por sentirem que não têm as competências necessárias para observar as necessidades reais da pessoa, perceber as adaptações a fazer ou encontrar maneiras mais eficazes de interagir e comunicar, de forma a garantir os seus direitos.
De acordo com a Ordem dos Advogados (2022), a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho significa dar as mesmas oportunidades e os mesmos recursos às pessoas que revelam incapacidades físicas ou intelectuais.
Assim, surge a necessidade de fornecer competências às empresas, de modo a melhorarem o processo de integração e desenvolvimento do trabalho da pessoa com deficiência, seja na comunicação e interação, seja na capacidade de adaptar conteúdos e informações de acordo com as competências do indivíduo. Ao capacitar as entidades empregadoras e os próprios trabalhadores das empresas, será possível potenciar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, através da criação de uma verdadeira cultura de integração, eliminando ideias pré-concebidas e perdendo o receio de interagir e trabalhar com as pessoas com deficiência.
O presente projeto tem como objetivo capacitar entidades empregadoras do setor privado para contribuir para a promoção da inclusão, cidadania e direitos fundamentais da pessoa com deficiência, através de sessões teóricas e práticas.
Será realizado um questionário a pessoas com deficiência e às empresas empregadoras, acerca da sua perceção sobre as dificuldades sentidas e a garantia dos direitos; posteriormente será feita a recolha e análise da informação, obtendo-se 4 temas a desenvolver ao longo do ano com empresas do setor privado, que integrem pessoas com deficiência. Será trabalhado 1 tema por trimestre, com duração de 5 horas cada, havendo sempre uma parte teórica e uma parte prática, com sensibilização do tema. A capacitação do setor privado para contribuir para a promoção da inclusão, cidadania e direitos fundamentais da pessoa com deficiência ocorrerá através de sessões teóricas e práticas. Será criado um programa centrado nas necessidades identificadas pelas pessoas com deficiência e pelas empresas, de forma a capacitar os trabalhadores, permitindo colmatar dificuldades como o desconhecimento e a falta de experiência em lidar com a pessoa com deficiência, assim como a falta de apoio especializado.
Esta nova abordagem propõe uma mudança significativa na forma como as empresas e os trabalhadores encaram a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Ao capacitar as empresas e proporcionar o apoio necessário, estamos a construir um futuro mais inclusivo, onde todos os indivíduos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento profissional e pleno exercício dos seus direitos.
O Projeto “Capacitar para Incluir” foi cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, IP