Projeto “Direito à Diferença”

Notícias e Eventos
Copyright ©2020

Direito à Diferença é um projeto cujo objetivo é aumentar a capacitação das pessoas com deficiência e suas famílias acerca dos seus direitos. O projeto comtempla momentos de reflexão sobre os direitos sociais da pessoa com deficiência e a criação e produção de conteúdos de comunicação multimédia com vista ao aumento da consciencialização da sociedade para a igualdade de oportunidades de pessoas com deficiência.

2. Caracterização do Projeto.

2.1. Enquadramento:

O Parlamento Europeu definiu “Pilar Europeu dos direitos Sociais”. As pessoas com deficiência e incapacidades continuam a ter maior dificuldade de acesso à realização dos seus direitos e estão longe de garantir uma igualdade de acesso e não descriminação no exercício dos direitos sociais elementares. Este projeto vai reunir pessoas com deficiência incapacidades, familiares e amigos, técnicos de organizações e professores universitários e produzir conteúdos de comunicação para toda a sociedade.

2.2. Necessidades identificadas:

Pretende-se aumentar a capacitação das pessoas com deficiência e suas famílias acerca dos seus direitos; promover uma reflexão na sociedade acerca dos direitos sociais das pessoas com deficiência (Trabalho, educação e formação, Igualdade de oportunidades; proteção social; Vida Independente). Produzir e disponibilizar conteúdos de comunicação multimédia para uma maior sensibilização. Aumentar a consciencialização da sociedade para a igualdade de oportunidades incluindo as pessoas com deficiência.

2.3. Objetivos:

Constituir um grupo de reflexão quinzenal integrando pessoas com deficiência, familiares técnicos e professores universitários;

Refletir e produzir conclusões acerca dos direitos para as pessoas com deficiência;

Realizar cinco debates com transmissão em direto nas redes sociais;

Produzir cinco vídeos para comunicação nas redes sociais;

Aumentar a consciencialização da sociedade para a igualdade de oportunidades e a promoção dos direitos das pessoas.

2.4. Inovação:

A Inovação está na utilização da comunicação digital e vídeos. Esta tecnologia de baixo custo possibilita o desenvolvimento de conteúdos em larga escala e a facilidade de chegar a grandes públicos, a facilidade de replicabilidade e alargamento a outras temáticas. O projeto unifica 3 dimensões e tipologia de ação (grupo de reflexão, debate em direto nas redes sociais e vídeo viral). A AFID desenvolveu um projeto de promoção de competências de conteúdos on-line e digitais com muito sucesso.

2.5. Local onde se realiza:

Amadora e Lisboa;

2.6. Caracterização dos destinatários:

População-alvo do projeto por limitação funcional ou incapacidade/deficiência;

Deficiência auditiva;

Deficiência intelectual;

Deficiência motora;

Deficiência visual;

Deficiência do desenvolvimento e autismo;

Paralisia cerebral;

Deficiência orgânica;

Outras deficiências;

Sem deficiência;

2.7. Impacto e disseminação:

O principal impacto será o aumento da consciencialização das pessoas com deficiência e suas famílias acerca dos seus direitos;

O aumento da consciencialização da sociedade para os direitos das pessoas com deficiência;

A disseminação do projeto será desenvolvida através dos produtos desenvolvidos sobretudo através dos vídeos virais nas redes sociais. Espera-se ainda a divulgação e disseminação do projeto junto dos parceiros congéneres e das universidades (ciências sociais e humanas).

Observações:

Continua a ser muito importante e necessária a promoção da igualdade de oportunidade de acesso aos direitos para as pessoas com deficiência e incapacidades. Hoje em dia a comunicação com a sociedade faz-se sobretudo através das redes sociais. Este projeto utiliza a mais-valia da comunicação através de imagem e de vídeos de modo a promover uma maior eficácia eficiência da comunicação realizada.

[ 30 Jan 2020 ]
2024 © AFID

Esta página usa cookies  |  Termos Legais  |  Fundação AFID