Direito à Diferença é um projeto cujo objetivo é aumentar a capacitação das pessoas com deficiência e suas famílias acerca dos seus direitos. O projeto comtempla momentos de reflexão sobre os direitos sociais da pessoa com deficiência e a criação e produção de conteúdos de comunicação multimédia com vista ao aumento da consciencialização da sociedade para a igualdade de oportunidades de pessoas com deficiência.
2. Caracterização do Projeto.
2.1. Enquadramento:
O Parlamento Europeu definiu “Pilar Europeu dos direitos Sociais”. As pessoas com deficiência e incapacidades continuam a ter maior dificuldade de acesso à realização dos seus direitos e estão longe de garantir uma igualdade de acesso e não descriminação no exercício dos direitos sociais elementares. Este projeto vai reunir pessoas com deficiência incapacidades, familiares e amigos, técnicos de organizações e professores universitários e produzir conteúdos de comunicação para toda a sociedade.
2.2. Necessidades identificadas:
Pretende-se aumentar a capacitação das pessoas com deficiência e suas famílias acerca dos seus direitos; promover uma reflexão na sociedade acerca dos direitos sociais das pessoas com deficiência (Trabalho, educação e formação, Igualdade de oportunidades; proteção social; Vida Independente). Produzir e disponibilizar conteúdos de comunicação multimédia para uma maior sensibilização. Aumentar a consciencialização da sociedade para a igualdade de oportunidades incluindo as pessoas com deficiência.
2.3. Objetivos:
Constituir um grupo de reflexão quinzenal integrando pessoas com deficiência, familiares técnicos e professores universitários;
Refletir e produzir conclusões acerca dos direitos para as pessoas com deficiência;
Realizar cinco debates com transmissão em direto nas redes sociais;
Produzir cinco vídeos para comunicação nas redes sociais;
Aumentar a consciencialização da sociedade para a igualdade de oportunidades e a promoção dos direitos das pessoas.
2.4. Inovação:
A Inovação está na utilização da comunicação digital e vídeos. Esta tecnologia de baixo custo possibilita o desenvolvimento de conteúdos em larga escala e a facilidade de chegar a grandes públicos, a facilidade de replicabilidade e alargamento a outras temáticas. O projeto unifica 3 dimensões e tipologia de ação (grupo de reflexão, debate em direto nas redes sociais e vídeo viral). A AFID desenvolveu um projeto de promoção de competências de conteúdos on-line e digitais com muito sucesso.
2.5. Local onde se realiza:
Amadora e Lisboa;
2.6. Caracterização dos destinatários:
População-alvo do projeto por limitação funcional ou incapacidade/deficiência;
Deficiência auditiva;
Deficiência intelectual;
Deficiência motora;
Deficiência visual;
Deficiência do desenvolvimento e autismo;
Paralisia cerebral;
Deficiência orgânica;
Outras deficiências;
Sem deficiência;
2.7. Impacto e disseminação:
O principal impacto será o aumento da consciencialização das pessoas com deficiência e suas famílias acerca dos seus direitos;
O aumento da consciencialização da sociedade para os direitos das pessoas com deficiência;
A disseminação do projeto será desenvolvida através dos produtos desenvolvidos sobretudo através dos vídeos virais nas redes sociais. Espera-se ainda a divulgação e disseminação do projeto junto dos parceiros congéneres e das universidades (ciências sociais e humanas).
Observações:
Continua a ser muito importante e necessária a promoção da igualdade de oportunidade de acesso aos direitos para as pessoas com deficiência e incapacidades. Hoje em dia a comunicação com a sociedade faz-se sobretudo através das redes sociais. Este projeto utiliza a mais-valia da comunicação através de imagem e de vídeos de modo a promover uma maior eficácia eficiência da comunicação realizada.